Spotify revela os conteúdos mais ouvidos em Portugal durante 2023

Spotify revela os conteúdos mais ouvidos em Portugal durante 2023

O final do ano é a altura de reflexões e também de um momentos mais aguardados pelos fãs da música em todo o mundo, com a revelação do Wrapped do Spotify. A maior empresa de streaming de áudio do mundo revela hoje os artistas, as músicas, álbuns e podcasts mais ouvidos entre os 574 milhões de consumidores da plataforma em 2023, bem como novas experiências personalizadas para cada utilizador.

As preferências dos portugueses

Pela primeira vez na história do Wrapped em Portugal, a música mais ouvida do ano pertence a uma artista feminina portuguesa. “Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira é a canção que os portugueses mais ouviram durante 2023, seguida de “Tá OK” de DENNIS e “Nosso Quadro” de AgroPlay, na terceira posição. “Chakras” de Ivandro ocupa o quarto lugar, com “Coração de Gelo” de WIU a encerrar o pódio.

“No ano em que lanço o meu primeiro álbum, ter a canção mais ouvida do ano é a maior recompensa, e o maior sinal de que este é o caminho certo.”, afirma Bárbara Bandeira. “Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolheram é o maior prémio que posso receber. Obrigado a quem já cá estava e a quem chegou agora.

Ano novo, vida nova. Em 2023, os portugueses têm uma nova artista internacional preferida. Taylor Swift, sobe ao primeiro lugar após ter ficado na terceira posição no ano passado, seguida de The Weeknd, o líder de 2022, e Drake, o líder do Wrapped 2021. O top 5 encerra com a presença do artista português T-Rex, em quarto lugar, e Bad Bunny. Este ano há 7 artistas portugueses no top 20, quando em 2022 não havia nenhum artista local.

Em relação aos álbuns preferidos dos portugueses na plataforma, o primeiro lugar pertence ao português T-Rex com “COR D’ÁGUA”. No segundo lugar está “Dos Prédios Deluxe” de Veigh e no terceiro está “Starboy” de The Weeknd. O top 5 fecha com “Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny e “Heartbreak & Other Stories” do português Richie Campbell.

“Dormir para sonhar, acordar para realizar. Obrigado a todos por me lembrarem de riscar a primeira palavra da faixa número 2 do álbum COR D+ÁGUA. É possível”, afirma T-Rex.

A música nacional continua a crescer

Entre os artistas portugueses mais ouvidos, o pódio é assim liderado por T-Rex, que tinha ficado na quarta posição no ano passado, seguido de Ivandro, líder em 2023, Plutonio, em terceiro lugar, e Wet Bed Gang e Julinho Ksd, a fechar o top 5.

“Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira é a música portuguesa mais ouvida do ano em Portugal, seguida de “Chakras” de Ivandro e Julinho Ksd, e “CASA” de D.A.M.A e Buba Espinho na terceira posição desta lista. Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 42% de música local, com 7 músicas portuguesas no top 20 quando em 2022 eram apenas 2.

O panorama internacional

À semelhança do Top nacional, Taylor Swift, lidera o top global, substituindo Bad Bunny, que ocupa agora a segunda posição, após ter liderado o Wrapped mundial durante 3 anos consecutivos. Em terceiro lugar está The Weeknd, Drake ocupa a quarta posição e Peso Pluma encerra o pódio.

No que diz respeito às músicas mais ouvidas globalmente, o prémio vai para Miley Cyrus com “Flowers”, seguida de SZA com “Kill Bill” e Harry Styles com “As It Was”, que foi o líder desta categoria em 2022. “Seven (feat Latto)” de Jung Kook e “Ella Baila Sola” de Eslabon Armado ocupam a quarta e quinta posições, respetivamente.

Os podcasts mais ouvidos em Portugal e no mundo em 2023

Com um consumo cada vez mais elevado e com uma maior diversidade de conteúdos, quer nacionais bem como internacionais, os podcasts voltaram a assumir um lugar de destaque no consumo de áudio no Spotify.

Sem grandes surpresas, o troféu de podcast mais ouvido em Portugal volta a ir para Joana Marques, que diverte os portugueses de segunda a sexta-feira na Rádio Renascença, com “Extremamente Desagradável”. O novo podcast de Bruno Nogueira, “isso não se diz”, estreia-se na segunda posição, com “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, apresentado todos os domingos na SIC por Ricardo Aráujo Pereira, a fechar o top 3.

A nível global, o top é novamente liderado pelo podcast americano “The Joe Rogan Experience”, seguido por “Call Her Daddy” de Alex Cooper, e “Huberman Lab” de Scicomm Media.

Como aceder à experiência personalizada do Wrapped

Todos os anos, o Wrapped celebra a relação com a música e ajuda-nos a refletir sobre o papel desempenhado pelo áudio nas vidas dos utilizadores da plataforma e dos criadores de música. Para além de permitir o acesso às músicas e artistas mais ouvidos globalmente, oferece aos utilizadores a possibilidade de terem uma retrospectiva sobre o que ouviram e como se sentiram nos últimos meses.

Além das funcionalidades preferidas dos utilizadores, o Wrapped apresenta novas formas de descobrir e celebrar o ano na música, como:

  • Eu em 2023: Esta funcionalidade celebra o perfil de streamer de cada um, revelando uma das 12 personagens que melhor descrevem cada utilizador, como Shapeshifter (o utilizador que muda rápido de um artista para outro), o Luminary (o que aprecia música mais mexida do que os outros) ou Alchemist (o utilizador que cria mais playlists próprias do que os outros).
  • Sound Town: Através desta nova funcionalidade, cada utilizador vai ter uma cidade atribuída baseada nos seus hábitos de consumo e gostos musicais partilhados. Os hábitos musicais são partilhados de forma surpreendente em comunidades de todo o mundo, e o Wrapped 2023 celebra isso mesmo.
  • Wrapped Feed: Mesmo no ecrã inicial do Spotify, o Wrapped Feed é o ponto de encontro único para tudo o que está relacionado com o Wrapped, incluindo as melhores listas de reprodução editoriais, produtos dos artistas preferidos, concertos perto e muito mais.

O Spotify tem também a experiência personalizada ‘Wrapped’ para artistas e criadores de podcasts, que poderão aceder ao seu próprio microsite para perceberem como têm sido escutados pelos seus fãs e seguidores. Para tal, os criadores poderão aceder a ‘Spotify for Artists’ e ‘Spotify for Podcasters’.

A partir de hoje, todos os utilizadores poderão aceder à sua própria experiência personalizada do Wrapped, na aplicação móvel do Spotify em iOS e Android, mas também via web no computador e telemóvel em Spotify.com/Wrapped.