Threads continua a batalhar na questão das mensagens diretas
Desde que o Threads começou a ficar disponível para os utilizadores, uma questão que se levantou seria respeitante ao sistema de mensagens diretas. Praticamente todas as plataformas sociais contam com este género de comunicação, e rapidamente surgiram questões sobre a Threads suportar a mesma. No entanto, a plataforma também deixou claro desde o início que esta funcionalidade não estaria no foco da empresa… mas parece que algo pode estar a ser feito.
Adam Mosseri, chefe da divisão do Instagram, referiu recentemente num comentário ao jornalista Casey Newton que a Threads encontra-se relutante em integrar um sistema de Mensagens diretas, tendo em conta que esta funcionalidade é algo que já existe atualmente no Instagram – e como se sabe, a Threads conta com uma forte integração com o Instagram. Esta plataforma foi criada sob a rede social existente da Meta, e com isto, algumas das suas funcionalidades já se encontram disponíveis na plataforma principal, o que inclui as mensagens diretas, que os utilizadores podem usar para conversas mais “privadas”.
Mosseri acredita que o sistema de mensagens do Instagram pode funcionar como uma opção para quem pretenda algo mais privado, mantendo o Threads focado para o conteúdo público. No entanto, isso não quer dizer que a nova plataforma da Meta tenha deixado de lado completamente essa ideia de um sistema privado de mensagens. Invés disso, a mesma pode vir a integrar funcionalidades que tornem a comunicação mais simples de ser realizada usando o sistema de mensagens do Instagram. Ou seja, diretamente a Threads continuaria a não receber um sistema dedicado de mensagens diretas, mas iria contar com uma maior integração com o sistema de mensagens que existe atualmente no Instagram.
Não se conhece exatamente como a empresa pretende atingir este objetivo, mas tendo em conta que as duas plataformas estão bastante integradas entre si, acredita-se que uma integração do sistema de mensagens não seria algo fora completamente das possibilidades.
Mosseri deixou, no entanto, algumas preocupações sobre este sistema. Uma delas será as notificações: se os utilizadores possuem uma conta nas duas plataformas, e ambas contam com o mesmo sistema de mensagens diretas, qual será a app que irá receber a notificação de novos conteúdos em primeiro lugar? Este é apenas um dos problemas que pode surgir, com a complexidade do sistema e da integração de ambos.
Além disso existem ainda questões sobre como a integração de um sistema de mensagens diretas poderia ser realizado caso o Threads pretenda, no futuro, integrar-se com a rede do ActivityPub, e permitir uma integração direta com plataformas externas como o Mastodon. Atualmente a rede usa esta tecnologia, mas de forma “fechada”, embora a ideia da mesma desde o início seja ativar o suporte externo para permitir o acesso a conteúdos fora da rede da Meta.