Xiaomi prepara-se para aumentar os preços dos seus smartphones premium

Xiaomi prepara-se para aumentar os preços dos seus smartphones premium

A Xiaomi é conhecida por se manter com os seus produtos a preços abaixo da concorrência, exatamente para se focar na tendência de ser uma alternativa em conta para os consumidores. No entanto, tal como tem vindo a acontecer em várias outras fabricantes, existe agora a possibilidade da empresa ter de aumentar os preços finais de alguns dos seus produtos, uma medida que pode afetar sobretudo quem venha a adquirir produtos “premium” da marca.

A Xiaomi tem vindo a adaptar os preços dos seus dispositivos de gama premium para corresponderem com o mercado. Num dos exemplos mais recentes encontra-se a linha do Xiaomi 13 e 13 Pro, que teve os seus preços de lançamento praticamente inalterados face às gerações anteriores, mas a par com o que se encontra nos rivais da Apple e Samsung. Os modelos premium da marca possuem preços a começar nos 999 euros, uma tendência que começa a ser o “normal” da indústria.

No entanto, parece que, para breve, estão previstos novos aumentos dos valores de lançamento, algo que pode afetar já a próxima linha de smartphones que a empresa vai revelar. Durante uma recente entrevista, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, confirmou que a nova série de produtos do Xiaomi 15 irá contar com uma subida de preços. No entanto, o mesmo afirma que a futura linha dos Xiaomi 14 e 14 Pro irá manter os seus valores comparativamente às gerações anteriores. Portanto, para já, o aumento de preços apenas deverá afetar os modelos que venham a ser lançados depois da futura linha de 2024.

O motivo para o aumento encontra-se na necessidade de a empresa melhorar a sua gama premium, de forma a competir com as restantes marcas no mercado. Isto faz com que seja necessário aumentar a margem de manobra para permitir que os conteúdos se enquadrem nas necessidades dos consumidores. Apesar de o CEO ter referido apenas os aumentos para a marca principal, certamente que a medida deve também ser aplicada nas submarcas da empresa, como a Redmi e POCO.