Capture One vai descontinuar versão gratuita do seu editor de fotos

Capture One vai descontinuar versão gratuita do seu editor de fotos

Para muitos, uma das melhores alternativas ao Adobe Lightroom atualmente disponível encontrava-se no Capture One, um software de edição de fotos que fornecia algumas características interessantes, inclusive na sua versão gratuita.

No entanto, a partir de 30 de Janeiro de 2024, isso vai mudar. A empresa confirmou que a versão Express gratuita do seu software vai ser descontinuada, com os utilizadores a necessitarem de pagar pela versão Pro para poderem continuar a usar o software.

A empresa afirma que a mudança terá sido decidida na ideia de que a empresa considera necessário focar nos seus produtos centrais.

No dia 30 de Janeiro, todas as licenças Express deixarão de funcionar, impedindo os utilizadores de usarem o software. Ao mesmo tempo, todas as imagens salvaguardadas no sistema da empresa vão ser eliminadas. No entanto, que pretenda realizar o upgrade para os planos Pro, pode manter todas as suas edições inalteradas.

As subscrições Pro encontram-se disponíveis entre 24 e 34 dólares mensais, conforme as funcionalidades que os utilizadores considerem necessárias. É ainda possível adquirir a aplicação para desktop por 300 dólares, mas esta não irá receber qualquer atualização futura e o acesso à app para smartphones também não se encontra disponível.

A Capture One tem vindo a tornar-se uma ferramenta essencial para muitos fotógrafos, devido sobretudo à sua integração com várias câmaras profissionais no mercado. Muitos consideravam esta uma das melhores alternativas ao Lightroom da Adobe.