Edge 121 conta com suporte a imagens AVIF

Edge 121 conta com suporte a imagens AVIF

Faz apenas alguns dias, a Microsoft lançou o Edge 121 no canal Beta, trazendo consigo algumas novidades e correções para o navegador, e antecipando a chegada da versão estável. Uma das novidades, porém, certamente que poderá ajudar a melhorar a compatibilidade do navegador com as tecnologias da internet.

De acordo com a configuração de Patrick Brosset, da equipa de desenvolvimento do Edge, a nova versão 121 do navegador conta agora com suporte a conteúdos AVIF, o que deverá permitir ao navegador ficar a par com o que se encontra noutros navegadores no mercado – como o Chrome e Firefox.

A Microsoft começou a testar o suporte a conteúdos AVIF no Edge em Fevereiro de 2023, mas apenas agora parece ter concluído a integração. Em contrapartida, o Chrome suporta este formato de ficheiros desde a versão 85, lançada em meados de 2020. O Firefox recebeu suporte em Outubro de 2021 e o Safari em Setembro de 2023.

As imagens AVIF permitem que os conteúdos sejam carregados mais rapidamente, com uma maior taxa de compressão do que as tradicionais imagens JPG. Os utilizadores podem verificar se os seus navegadores possuem suporte a estas imagens acedendo diretamente a este link.

Quanto ao Edge, a versão estável do navegador 121 deve chegar apenas a 25 de Janeiro de 2024, sendo que, por agora, o suporte apenas se encontra na versão Beta.