Governo de França recomenda deixar de usar Signal, WhatsApp e Telegram

Governo de França recomenda deixar de usar Signal, WhatsApp e Telegram

O governo de França encontra-se agora a aconselhar que as entidades associadas com o mesmo deixem de usar aplicações de mensagens de entidades terceiras, como o WhatsApp, Signal e Telegram. Em alternativa, é recomendado o uso de uma aplicação nacional conhecida como “Olvid”.

A primeira ministra de França, Élisabeth Borne, deixou a recomendação para ser tomada pelas entidades governamentais e outros ministros até 8 de Dezembro de 2023. A recomendação será que estas entidades passem a usar apenas a app de mensagens Olvid, que foi desenvolvida por uma empresa sediada em França.

É importante notar que a medida não é obrigatória. Ou seja, esta não ser implementada como uma lei onde todas as apps de plataformas externas devem ser bloqueadas. Invés disso, trata-se de uma recomendação interna para o governo, entidades associadas e ministros.

A Olvid é uma aplicação que permite o envio de mensagens encriptadas ponta a ponta, e junta-se ainda o facto de usar uma infraestrutura descentralizada, além de não ter a necessidade de ser feito o registo usando dados como o número de telefone. Por estas funcionalidades, fornece uma maior privacidade para os utilizadores, ao contrário de plataformas rivais.

Segundo a nota da primeira ministra, as aplicações de mensagens são cada vez mais fundamentais para o dia a dia, mas ao mesmo tempo contam com falhas que podem ser prejudiciais para os dados transmitidos nas mesmas. No entanto, não foram deixados detalhes sobre que falhas concretamente se encontram a ser referidas.

Meredith Whittaker, presidente da Signal, deixou uma mensagem na X, indicando que as alegações de falhas de segurança nas aplicações externas não possuem fundamento e são enganadoras.

De notar que a Olvid é ma aplicação focada sobretudo para o meio empresarial – embora tenha a sua vertente publica de contacto. Esta conta com várias certificações associadas com a segurança de dados, incluindo a certificação das autoridades francesas – que lhe garante uma maior credibilidade na transmissão de dados.