Microsoft reforça que instalação automática da HP Smart não é culpa da fabricante

Microsoft reforça que instalação automática da HP Smart não é culpa da fabricante

No final do mês de Novembro, vários utilizadores foram surpreendidos com a aplicação da HP Smart a ser automaticamente instalada no sistema, mesmo quando impressoras da marca não se encontravam no mesmo.

Recentemente, a empresa veio confirmar que este problema estaria relacionado com uma falha numa recente atualização do Windows, que terá colocado algumas impressoras instaladas no mesmo como sendo relacionadas com drivers da HP – e consequentemente, a aplicação usada para a gestão das impressoras da marca era automaticamente instalada no sistema.

No entanto, a empresa teve de voltar a reforçar que este problema não se encontra do lado da HP, depois de vários utilizadores terem acusado a fabricante de instalar automaticamente a aplicação nos seus computadores.

Na mensagem atualizada da Microsoft sobre o problema, a empresa afirma que o facto da aplicação HP Smart ser automaticamente instalada encontra-se derivado do próprio funcionamento do Windows e da Microsoft Store. Quando uma impressora de determinadas marcas é detetada no sistema, o Windows tenta automaticamente instalar os drivers e programas associados à mesma no sistema.

Neste caso, como a falha estaria no facto de uma das impressoras estar a ser incorretamente marcada como sendo da HP, o Windows estaria a tentar instalar automaticamente o programa da HP para ajudar os utilizadores a usarem a mesma.

Esta instalação é feita diretamente pelo Windows, e não pela HP, algo que a empresa agora reforça. Os utilizadores que tenham verificado a instalação automática da aplicação da HP Smart nos seus sistemas podem, de forma segura, remover a mesma.