Conta da SEC na X usada para partilha de falsas informações

Conta da SEC na X usada para partilha de falsas informações

A conta na X da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA foi, durante o dia de ontem, alvo de um ataque, tendo sido usada para partilhar falsas informações relativamente a criptomoedas e esquemas.

Nos últimos dias temos vindo a indicar que existe uma tendência de ataques a contas verificadas de empresas e organizações governamentais na X, e este é o mais recente caso de tal. A conta oficial da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA foi alvo de um ataque, tendo sido usada para a partilha de mensagens relacionadas com criptomoedas.

Na mensagem, a conta indicava que a SEC teria aprovado a listagem de EFTs nas plataformas de exchange dos EUA. A mensagem seria falsa, mas foi passada através da conta oficial da SEC e com um conteúdo aparentemente legitimo à primeira vista.

A mensagem contava ainda com a foto de Gary Gensler, juntamente com uma suposta declaração do mesmo relativamente à aprovação da lei. A mensagem foi o suficiente para várias plataformas terem rapidamente apanhado a informação, bem como levou a um ligeiro aumento no valor da criptomoeda – mesmo que o conteúdo fosse falso.

mensagem falsa partilhada na conta da SEC

No entanto, este crescimento do valor foi de curta duração, tendo em conta que foi também rapidamente confirmado que a conta tinha sido comprometida.

Até ao momento ainda se desconhecem detalhes de como a conta foi comprometida. Tendo em conta que se trata da conta oficial de uma entidade governamental, esta possui medidas de segurança mais elevadas, mas que parecem não ter sido suficientes para prevenir o ataque.

Ao mesmo tempo, a X encontra-se ainda a ser alvo de largas campanhas de falsas publicidades, associadas com esquemas de criptomoedas e similares. Os utilizadores interessados nestes temas encontram-se a receber várias campanhas de publicidade dentro da X, que direcionam para sites de esquemas e supostos “airdrops” de várias criptomoedas – onde o objetivo passa por roubar os fundos das contas dos utilizadores.