Malware para macOS usa registos DNS para atacar sistemas

Malware para macOS usa registos DNS para atacar sistemas

Recentemente foi descoberta uma nova técnica, usada por hackers para roubarem fundos de carteiras de criptomoedas de utilizadores no macOS, usando apps maliciosas e registos DNS no processo.

A campanha encontra-se focada para utilizadores do macOS Ventura e mais recente, sobretudo para quem tende a descarregar apps pirateadas de sites na internet.

De acordo com os investigadores da Kaspersky, foi recentemente descoberta uma campanha que usa este género de aplicações para infetar os sistemas das vítimas, levando a que sejam roubados dados sensíveis das mesmas. A maioria faz-se passar por ativadores de software diverso.

Quando a aplicação é executada, requer que os utilizadores coloquem as suas senhas de administrador do sistema, a partir do qual se leva ao início do roubo de dados – caso esta senha seja introduzida.

O malware começa por contactar o servidor de controlo dos atacantes, de onde recebe os comandos necessários para proceder com o ataque e o download de aplicações adicionais para levar a cabo o mesmo.

Curiosamente, os investigadores descobriram que o método de contacto com o servidor dos atacantes é feito de uma forma peculiar, usando os registos TXT de um domínio para obter os detalhes de acesso e os comandos.

Usando este método, o malware é capaz de se ocultar mesmo em redes que estejam ativamente monitorizadas, fazendo-se passar por um simples pedido de DNS.

Uma vez instalado no sistema, o malware tenta obter acesso a carteiras de criptomoedas, roubando os fundos das mesmas, bem como recolher os dados de login que se encontrem guardados no sistema.

Como sempre, os utilizadores devem ter extremo cuidado no download de aplicações de fontes desconhecidas, ainda mais de programas pirateados, regularmente a fonte de origem para distribuição de malware.