Windows 10 prepara-se para permitir remover todas as app na UE

Windows 10 prepara-se para permitir remover todas as app na UE

A Microsoft lançou recentemente uma nova atualização para o Windows 10 22H2, que veio também introduzir algumas mudanças a antecipar a entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais na União Europeia.

A atualização vai permitir que os utilizadores do sistema possam remover qualquer aplicação do Windows, incluindo as apps nativas do sistema que até agora não eram possíveis de remover – como o Microsoft Edge.

A atualização encontra-se a ser disponibilizada sob o pacote KB5034203, e de acordo com a Microsoft, prepara o sistema para a mudança e para permitir que os utilizadores possam remover as apps. A atualização é considerada como não sendo de segurança, portanto não integra nenhuma correção para vulnerabilidades no Windows.

Depois da atualização ser instalada, os utilizadores que se encontrem na zona europeia passam a conseguir remover todas as apps do sistema, como o Edge, pesquisa na web pelo Microsoft Bing, Fotos e outras.

Apesar disso, algumas apps ainda podem continuar a abrir links internos diretamente no Edge, embora a empresa não clarifique o que vai acontecer em sistemas onde o navegador tenha sido igualmente removido – se o navegador principal do sistema será usado como alternativa ou apenas irá ser apresentada uma mensagem de erro na abertura do link.

A Microsoft afirma ainda que foram corrigidos pequenos bugs no sistema, que poderiam afetar algumas das funcionalidades do mesmo, e que foram identificados nos últimos dias.

A atualização deve ser disponibilizada para todos os utilizadores na versão mais recente do Windows 10 durante os próximos dias, via o Windows Update – os utilizadores podem também procurar manualmente por atualizações via a funcionalidade.