WordPad deixa oficialmente o Windows quase 28 anos depois

WordPad deixa oficialmente o Windows quase 28 anos depois

Tal como estava previsto faz alguns meses, a Microsoft começou hoje a remover a aplicação do WordPad do Windows 11. A aplicação era uma das mais antigas ainda existentes no Windows, e pretendia ser uma versão mais avançada do Bloco de Notas, com suporte para algumas funcionalidades de estilo.

O WordPad foi lançado em 24 de Agosto de 1995, na altura como uma versão simplificada do Word. O mesmo permitia aos utilizadores do Windows 95 terem um editor de texto simples nos seus sistemas, sempre pronto a usar.

A aplicação não recebia atualizações ou novidades fazia algum tempo, e 28 anos depois, a mesma chega agora ao fim de suporte. A Microsoft já tinha confirmado que iria começar a remover a aplicação do sistema, deixando de ser instalada em novas instalações do Windows 11.

A partir de hoje, o WordPad deixa de se encontrar por padrão em novas instalações do Windows. Os utilizadores que pretendam um editor de texto mais avançado devem optar por soluções alternativas, como o Microsoft Word, ou para variantes gratuitas, o LibreOffice.