Apple começa a preparar-se para permitir lojas de aplicações alternativas

Apple começa a preparar-se para permitir lojas de aplicações alternativas

Como forma de ir de encontro às novas leis europeias, a Apple vai começar a permitir que os utilizadores possam instalar as suas aplicações de lojas alternativas à App Store. E para quem crie estas aplicações, agora passa a ser possível enviar as mesmas para a App Store Connect.

Este é mais um passo da Apple para ir de encontro aos requisitos da Lei dos Mercados Digitais. Com a mesma, os programadores podem indicar à Apple que pretendem que as apps sejam instaladas de plataformas alternativas, e a empresa terá de permitir tal medida.

Esta medida deve ser realizada pelos programadores que não pretendam que as suas apps sejam distribuídas diretamente pela App Store, ou quando estes não concordem com as regras da plataforma.

No entanto, esta mudança é também um duro golpe para a própria Apple, que deixa de ter controlo sobre a forma como as apps são distribuídas em lojas alternativas. No Android, essa possibilidade não é nova, mas para a Apple a empresa sempre manteve o controlo da forma como as apps eram instaladas, requerendo o uso da App Store.

Para já, a permissão de uso de lojas alternativas aplica-se apenas para a zona europeia, no entanto existem algumas leis em análise de forma similar também para os EUA, portanto é possível que a mesma medida venha a ser aplicada brevemente noutros locais.