Apple Vision Pro recebe cliente do Youtube não oficial do criador da Apollo

Apple Vision Pro recebe cliente do Youtube não oficial do criador da Apollo

A Apple encontra-se a apostar em grande com o Apple Vision Pro, o seu primeiro produto focado para Realidade Virtual. E isto engloba também ter um largo conjunto de aplicações preparadas para o sistema, que se adaptem ao novo formato de conteúdos que este meio permite.

Quando o dispositivo ficou à venda nos EUA, a Apple referiu que existiam mais de 600 apps especificamente criadas para o ambiente virtual do Vision Pro. No entanto, uma das que não vai encontrar-se disponíveis é a app oficial do YouTube, que infelizmente não terá um lançamento oficial para já. Mas isso não quer dizer que os utilizadores do Vision Pro não tenham forma de aceder a uma das maiores plataformas de vídeos na internet.

O criador da antiga app Apollo do Reddit, Christian Selig, revelou a sua nova aplicação focada para o Vision Pro, e apelidada de “Juno”. Esta consiste num cliente para o YouTube, que permite aos utilizadores acederem aos vídeos da plataforma a partir do dispositivo da Apple.

Segundo a mensagem do mesmo partilhada no seu blog, o conhecimento que este obteve da sua antiga app para o Reddit, e na forma como o YouTube funciona, ajudou a desenvolver esta nova aplicação. A mesma permite aos utilizadores do Vision Pro terem acesso às principais funcionalidades do YouTube, bem como a todos os seus conteúdos. Na realidade, uma parte do código usado para criar a app Juno foi exatamente usada na antiga app Apollo.

Para quem não se recorda, Selig foi um dos primeiros a criticar as mudanças da API do Reddit, que basicamente ditaram o fim de clientes de terceiros, que teriam de começar a cobrar valores elevados para manter as suas funcionalidades. Eventualmente, a Apollo foi uma das apps que viria a ser descontinuada, devido a esta alteração da API.

A nova aplicação Juno usa as APIs do YouTube para integrar os vídeos no campo de visão dos utilizadores, juntamente com controlos para rápida interação com os mesmos. Os utilizadores podem ainda personalizar o ambiente conforme pretendam, tanto que a interface é apenas o site do YouTube a carregar diretamente os vídeos, portanto pode ser inteiramente personalizado ao gosto de cada um com CSS e JavaScript.

A aplicação encontra-se atualmente disponível na App Store por cerca de 5 euros.