Assistente da Google e Gemini não funcionam ao mesmo tempo no Android

Assistente da Google e Gemini não funcionam ao mesmo tempo no Android

A Google revelou recentemente que iria começar a permitir aos utilizadores do Android terem a capacidade de aceder ao Gemini, a plataforma de IA da empresa, para substituir o Assistente da Google.

Com a nova aplicação dedicada para Android, os utilizadores podem agora aceder a todas as funcionalidades do Gemini diretamente dos seus dispositivos, e isto inclui aceder ao mesmo invés de usar o Assistente da Google.

De momento, o Gemini ainda não fornece todas as capacidades que existem no Assistente, mas conta com uma forte integração de IA, o que para alguns pode ser um ponto positivo. Mas para quem pretenda manter as duas plataformas no mesmo dispositivo, infelizmente existem más notícias.

Ao que parece, os utilizadores do Android terão de escolher entre usar o Gemini ou o Assistente da Google. As duas plataformas não podem ser usadas ao mesmo tempo no dispositivo, sendo que uma irá sobrepor-se à outra.

Isto pode ser problemático para quem apenas pretendia usar o Gemini como uma app de chatbot – similar ao ChatGPT ou Copilot. Neste caso, a aplicação necessita de ser usada invés do Assistente a partir do momento que é instalada no dispositivo.

No entanto, até mesmo para quem pretenda deixar de lado o Assistente, parecem existir problemas. Isto porque a aplicação do Assistente, depois da mudança, passa a usar o ícone do Gemini – o que faz com que o utilizador fique com duas apps idênticas no sistema.

Os utilizadores, felizmente, podem reverter para o Assistente da Google caso assim o pretendam. No entanto, isto coloca a app do Gemini sem efeito no dispositivo – e consequentemente, faz com que os dados presentes na mesma sejam também removidos.

Ao que parece, a Google vai focar-se em substituir lentamente o Assistente da Google pelo Gemini em futuros dispositivos. Os utilizadores podem sempre aceder diretamente ao Gemini via a interface Web, mas que peca por não contar com as mesmas funcionalidades da app dedicada.