Novo malware “Coyote” propaga-se em força pela internet

Novo malware “Coyote” propaga-se em força pela internet

Existe um novo malware que tem vindo a propagar-se em força pela internet, e que pode causar alguns prejuízos para as vítimas do mesmo.

De acordo com o relatório da empresa de segurança Kaspersky, o malware é conhecido como Coyote, e possui como objetivo final roubar dados financeiros dos utilizadores. O malware possui ainda vários métodos para contornar as proteções nos sistemas, e roubar assim o máximo de informação possível.

Este malware distribui-se sobretudo sobre aplicações aparentemente legítimas, ou atualizações para as mesmas, que normalmente são distribuídas por sites de terceiros ou na internet. No final, o utilizador recebe a aplicação que estaria a procurar, mas ao mesmo tempo também acaba por instalar o malware no sistema.

O malware mantém-se oculto no sistema, até identificar a melhor altura para ser ativado – por exemplo, quando o utilizador estiver a tentar realizar um pagamento online ou a aceder à sua conta bancária. Feito isto, o mesmo mantém ainda uma comunicação encriptada via SSL com os servidores em controlo dos atacantes, para onde envia os dados e recebe também comandos de resposta.

Apesar de este malware poder afetar utilizadores em praticamente qualquer pais, o mesmo parece focado para já no Brasil, com o maior número de sistemas infetados a encontrarem-se localizados nesta região.

De momento ainda se desconhece a origem deste malware ou os seus criadores.