Google suspende criação de imagens a partir do Gemini

Google suspende criação de imagens a partir do Gemini

A Google confirmou que vai suspender temporariamente a capacidade do seu modelo de IA, o Gemini, de criar imagens, depois do mesmo ter sido usado para criar imagens que não retratam a realidade histórica.

Numa mensagem deixada na X, a Google afirma que vai suspender a criação de imagens do Gemini, depois de ter sido reportado problemas na criação de conteúdos históricos que teriam detalhes incorretos.

A empresa afirma que irá aproveitar este tempo para melhorar o modelo, e eventualmente, voltar a permitir que os utilizadores possam usar a capacidade de IA generativa do mesmo.

De relembrar que a Google lançou a sua ferramenta de criação de imagens via o Gemini no início deste mês. No entanto, nos últimos dias, foram partilhadas imagens nas redes sociais, de vários utilizadores, que usaram a ferramenta e indicaram que esta apresentava conteúdos falsos relativamente a eventos históricos.

Algumas das imagens foram mesmo alvo de críticas bastante elevadas pela comunidade, devido a serem caricatas na forma como foram criadas. Na X, a Google confirmou ter conhecimento que o sistema de IA da empresa nem sempre apresentava as imagens com factos históricos, e que seria algo que a empresa iria corrigir em futuras versões do modelo LLM do Gemini.

De momento, ainda se desconhece quando a empresa pretende voltar a permitir a criação de imagens via o seu modelo de IA.