Google vai otimizar decoder de AV1 para dispositivos Android mais básicos

Google vai otimizar decoder de AV1 para dispositivos Android mais básicos

Alguns dispositivos mais antigos com o sistema Android podem brevemente receber algumas melhorias, focadas em reproduzir de forma mais eficaz conteúdo em formato AV1.

De acordo com a Google, a empresa irá brevemente disponibilizar uma nova atualização para dispositivos Android mais antigos, que irá permitir atualizar o decoder de conteúdos AV1 nos mesmos, melhorando a reprodução.

Atualmente estes conteúdos usam o decoder libgav1 AV1 da própria Google, que embora forneça uma boa qualidade para os conteúdos finais, acaba por ser mais exigente a nível de recursos. A ideia da Google será agora adotar o decoder libdav1d da VideoLAN, que possui várias melhorias a nível de desempenho final e otimiza consideravelmente o uso de recursos.

O AOMedia Video 1 (AV1) é um codec de vídeo, que é vulgarmente usado em transmissões de elevada qualidade. O mesmo foi criado como uma substituição do HEVC e H.265, que são atualmente os mais usados em várias plataformas de streaming no mercado, como o Netflix e Prime Vídeo.

Um dos destaques do AV1 passa por ter sido criado com o apoio de várias empresas, como a Amazon, Google, Intel, Apple, Microsoft, Samsung e NVIDIA. Isto permite que o codec esteja adaptado para um vasto conjunto de sistemas e hardware. Ao mesmo tempo, sendo inteiramente livre de licenças, pode ser usado livremente por quem assim o pretenda.

O decoder é um componente fundamental para que os conteúdos em AV1 sejam reproduzidos no hardware. A mudança neste caso adapta um decoder mais eficiente, que tem em conta os modelos mais antigos e com recursos mais limitados.