Mastodon vs Bluesky: utilizadores disputam qual a melhor plataforma

Mastodon vs Bluesky: utilizadores disputam qual a melhor plataforma

Desde que a X, antigo Twitter, começou a ser considerado por muitos como um terreno pouco fértil para se socializar, existem duas plataformas que rapidamente ganharam atenção: Mastodon e Bluesky.

O Mastodon é uma das plataformas descentralizadas mais antigas, mas que ganhou força desde a compra do Twitter por Elon Musk. A plataforma encontra-se matura no mercado, mas ainda possui espaço para crescer.

Por sua vez, o Bluesky é uma rede consideravelmente mais recente, que até recentemente esteve disponível apenas por convite. Agora esta encontra-se aberta para todos, o que chamou também um grande grupo de utilizadores para a mesma.

No entanto, embora ambas as plataformas sejam descentralizadas, o Mastodon ainda é, por agora, o único que permite aos utilizadores terem os seus próprios servidores. O Bluesky deve abrir o seu protocolo em breve, que eventualmente irá permitir essa descentralização.

No entanto, as duas plataformas usam meios de comunicação diferentes. O Mastodon usa o protocolo ActivityPub, enquanto que o Bluesky usa o AT. Isto faz com que as duas plataformas não possam nativamente comunicar uma com a outra, o que, por sua vez, faz com que sejam duas redes descentralizadas diferentes.

Nos últimos meses tem vindo a assistir-se a um debate acesso sobre qual a plataforma a usar. Por um lado, existe quem considere que o Mastodon é uma plataforma madura, aberta e consideravelmente mais acessível do que as alternativas.

Por outro, existe quem considere que as ideias e funcionalidades reveladas para o Bluesky estão a tornar esta plataforma uma alternativa mais em conta.

Isto cria uma certa tensão entre as duas plataformas, e sobretudo entre os utilizadores e apoiantes de cada uma. De um lado temos um grupo de utilizadores que preferem a maturidade do Mastodon, enquanto do outro existe um grupo que prefere as ideias do Bluesky.

Estas ideias estão muitas vezes na origem de longos e acessos debates por utilizadores em cada uma das redes. E agora que o Bluesky encontra-se aberto para todos, existem ainda mais utilizadores a colocar estas questões, e consequentemente, a criar ainda mais discussão no tema.

No final, as duas plataformas possuem um conceito similar: de criar uma rede aberta para qualquer um, e que pode ser descentralizada para permitir uma maior liberdade de expressão na Internet.

Mas qual considera ser a plataforma a adotar para o futuro?

Deixe nos comentários.