Microsoft alerta para perda de dados com última versão do Windows 11 Insider

Microsoft alerta para perda de dados com última versão do Windows 11 Insider

A Microsoft recentemente começou a disponibilizar a nova build 26052 do Windows 11, para utilizadores do programa Insider. No entanto, esta build parece ter um grave bug, que pode afetar os dados dos utilizadores caso os mesmos realizem certas tarefas no sistema.

Ao que parece, os utilizadores que tentem reverter as atualizações e voltar para uma versão anterior do Windows 11 com esta build, podem verificar perdas de dados no sistema. Isto ocorre porque o processo pode danificar os conteúdos da Dev Drives, levando a perda de dados potencialmente importantes para os utilizadores.

A Microsoft terá confirmado a falha via uma mensagem enviada na conta oficial do programa Insider na X, onde refere que a situação encontra-se a ser analisada. Para os utilizadores que realmente pretendam voltar para a versão anterior do Windows, o recomendado será realizar o backup das Dev Drivers antes do procedimento.

Infelizmente, este bug parece ter afetado alguns utilizadores, que apenas verificaram o mesmo antes da Microsoft ter deixado o alerta. No entanto, é importante relembrar que o problema apenas ocorre nas builds Canary e Dev do Windows 11, que por norma estão sujeitas a alguns riscos.

Ao mesmo tempo, a Microsoft confirmou ainda outro problema com o sistema, onde na build 26052, ao se abrir as definições da placa gráfica pela app de Definições do sistema, esta pode bloquear. A empresa afirma que esta opção vai ser removida em futuras atualizações.