O seu processador suporta o Windows 11 24H2?

O seu processador suporta o Windows 11 24H2?

A Microsoft atualizou recentemente as suas builds do Windows 11, dentro do programa Insider, com algumas mudanças que apontam a possibilidade de antigos processadores deixarem de suportar o sistema – mesmo que usem “métodos” alternativos para contornar as restrições de instalação do sistema.

A versão 24H2 do Windows 11 antecipa-se que venha a ficar impossibilitada de ser executada em sistemas com processadores mais antigos, mesmo que estes tenham usado alguns dos truques para permitir a instalação do Windows 11 nos mesmos. Isto pode indicar que, independentemente do que os utilizadores realizem, deixarão de poder usar o Windows 11 nos sistemas.

Esta medida não deve afetar a maioria dos utilizadores com processadores relativamente recentes, mas pode ter impacto para quem tenha sistemas ainda bastante antigos. Obviamente, a Microsoft não pretende que a experiência dos utilizadores seja também prejudicada, e portanto, algumas tecnologias necessitam de ser adaptadas para poder garantir o correto funcionamento do Windows – algo que simplesmente não existe em processadores bastante antigos.

Mas como pode verificar se o seu sistema está “seguro” desta medida?

Existe uma forma simples. Usando a aplicação CPU-Z, os utilizadores podem validar as instruções suportadas nos seus processadores, e garantir que podem continuar a usar o Windows 11 depois da atualização 24H2.

Para tal, basta descarregar o CPU-Z do site oficial da aplicação. Feito isto, ao abrir a mesma, dentro do campo “Instructions”, verifique se o seu processador possui suporte para SSE4A e SSE4.2 no caso da AMD, ou SSE4.2 no caso da Intel.

imagem do cpuz

Se esta instrução estiver disponível, não deverá ter problemas na altura de atualizar para o Windows 11 24H2. Doutra forma, talvez esteja na altura de começar a pensar num upgrade, ou em usar sistemas alternativos, como o Linux.