Microsoft revela primeira versão preview do .NET 9

Microsoft revela primeira versão preview do .NET 9

Está a fazer pouco mais de três meses desde que a Microsoft oficialmente lançou o .NET 8, mas a empresa já se encontra a preparar para a próxima versão da linguagem de programação.

A empresa confirmou recentemente a chegada da primeira versão de teste do .NET 9. Embora ainda se encontre na versão “Preview”, esta permite que os utilizadores possam analisar o que esperar para o futuro, e quais algumas das novidades.

Esta nova versão vai focar-se em ajudar os programadores a criarem as suas plataformas na cloud, bem como a integrarem as mesmas com tecnologias de Inteligência Artificial. A empresa sublinha que vai continuar a trabalhar para tornar a .NET 9 compatível com o máximo de plataformas cloud possíveis, para tornar mais simples a tarefa de desenvolvimento para os utilizadores finais.

A integração com IA será outro ponto de interesse para a empresa, e claro, mais uma aposta da Microsoft em fornecer as suas plataformas de IA para mais produtos. Os programadores podem tirar proveito de algumas das funcionalidades de IA da Azure e da OpenAI, integrando as mesmas com novas APIs disponíveis para o .NET 9.

Os interessados podem ver mais informações sobre a versão de teste no GitHub.