PJ deteve dois suspeitos de burlas “Olá Mãe, Olá Pai”

PJ deteve dois suspeitos de burlas “Olá Mãe, Olá Pai”

As burlas do “Olá Mãe, Olá Pai” tem vindo a aumentar praticamente desde o ano passado. No entanto, estas também começaram a ganhar destaque por parte das autoridades.

Recentemente a PJ confirmou ter detido dois suspeitos, de 23 e 26 anos, que terão estado na origem de vários crimes informáticos, entre os quais encontra-se a obtenção de fundos via esquemas.

Os detidos são suspeitos de terem realizado vários crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo associados ao crime de branqueamento de capitais.

Segundo o comunicado da PJ, a investigação iniciou-se em meados de junho de 2023, tendo por factos o crédito do montante aproximado de €85.000,00 em contas bancárias em nome de uma empresa, constituída para fins ilícitos, por parte de um dos indivíduos.

As autoridades acreditam que uma grande parte destes fundos terão sido obtidos através de esquemas de BEC (business email compromisse) ou CEO Fraud, e que afetaram duas grandes empresas multinacionais.

As autoridades indicam ainda que, da investigação, foram ainda descobertos fundos que terão sido obtidos através de esquemas do “Olá Pai/Olá Mãe”. Vários equipamentos informáticos e de telecomunicações foram ainda apreendidos como parte das investigações.