Threads começa a testar sistema de verificação de factos em publicações

Threads começa a testar sistema de verificação de factos em publicações

A Meta tem vindo a trabalhar em algumas novidades para a Threads, e as mais recentes podem vir a tornar a plataforma um lugar mais seguro durante as campanhas presidenciais dos EUA.

A empresa encontra-se agora a testar um novo sistema de “fact check”, que vai validar os conteúdos partilhados na plataforma como verdadeiros ou não. Este género de sistemas é algo que já se encontra em outras plataformas da Meta, mas agora vai ficar acessível para os utilizadores dentro da rede associada ao Instagram.

Vários utilizadores confirmaram estar a receber notificações sobre o teste a este novo programa, e a empresa também confirmou que se encontra a iniciar os testes dentro de algumas contas. Espera-se que venha a chegar para todos os utilizadores durante os próximos dias.

Em Dezembro de 2023, a Meta já tinha confirmado que a sua equipa de entidades associadas à verificação de dados iriam começar a avaliar os conteúdos também partilhados na Threads, e essa medida encontra-se agora a surgir.

Ainda se desconhecem detalhes de como este sistema irá funcionar, mas tudo aponta que, quando uma publicação é considerada falsa, os utilizadores passam a ver a informação de que esse conteúdo não é verdadeiro, juntamente com um alerta da Threads. Esta medida vai aplicar-se tanto no conteúdo original partilhado, como em outros que sejam similares ao mesmo – possivelmente a Meta deve aplicar um sistema que avalia publicações similares, de forma a aplicar a verificação de dados também nas mesmas.

threads com verificação de dados

A Threads afirma que o sistema ainda se encontra na sua fase inicial, e para já, quem verifica os conteúdos não o pode realizar diretamente do Threads. Mas a empresa encontra-se a trabalhar para resolver isso no futuro.

Quando uma publicação é partilhada com conteúdo falso ou enganador, uma mensagem de alerta surge para os utilizadores em ecrã completo, informando de tal. Juntamente a essa mensagem surgem ainda informações adicionais para contradizer o indicado com factos verdadeiros, que normalmente encontram-se associados a links de fontes reputáveis de conteúdos.

De momento a funcionalidade ainda parece encontrar-se na sua fase inicial de distribuição, portanto pode não ficar acessível para todos os utilizadores de imediato. Espera-se que a empresa comece a alargar os testes durante os próximos dias para mais contas e utilizadores.