Windows 11 pode bloquear sistemas com processadores antigos

Windows 11 pode bloquear sistemas com processadores antigos

A Microsoft pode estar a preparar-se para grandes mudanças no Windows 11, que podem levar utilizadores em sistemas mais antigos a deixarem de conseguir executar o sistema nos mesmos – ou a usar meios de contornar as limitações de hardware do sistema.

A nova versão do Windows 11 24H2 pode vir a ditar o fim da capacidade de usar o sistema em hardware que não é suportado no mesmo. Até agora, isso era tecnicamente possível, mas foi um tema controverso praticamente desde que o Windows 11 foi apresentado.

A nova versão do sistema operativo conta com alguns requisitos mais elevados a nível dos processadores suportados, que deixam alguns sistemas de fora da lista dos que podem ser atualizados para o sistema.

Apesar de não serem meios oficiais, os utilizadores rapidamente encontraram formas de contornar estas limitações, envolvendo pequenas modificações no sistema. Este processo permite que hardware não suportado oficialmente ainda assim possa correr o Windows 11.

No entanto, a futura atualização do Windows 11 24H2 pode ditar o fim desta capacidade. De acordo com o utilizador Bob Pony da X, as futuras versões do Windows 11 podem vir a pesquisar pela funcionalidade “POPCNT” nos processadores onde o sistema operativo esteja a ser executado. Caso a mesma não seja encontrada, o sistema falha no arranque.

A função é normalmente usada para a contagem de números binários, e foi introduzida pela AMD nos seus processadores em meados de 2006, e nos processadores Intel nos modelos da gama Nehalem. A maioria dos processadores modernos devem contar com esta instrução, mas sistemas mais antigos que ainda tenham processadores sem suporte ao mesmo podem vir a verificar problemas.

Para já, ainda se desconhece se a Microsoft vai tornar a verificação obrigatória para o arranque do Windows, mas tudo aponta que podem vir a existir problemas para quem pretenda usar o sistema em computadores com hardware mais antigo.