Windows Server não vai receber comando “sudo”

Windows Server não vai receber comando “sudo”

A Microsoft encontra-se a realizar mais uma integração do Linux no seu sistema Windows, com a introdução do novo comando “sudo”. Utilizadores de sistemas Linux devem certamente conhecer este comando, já que permite temporariamente obter permissões administrativas no sistema.

A Microsoft encontra-se agora a adicionar o mesmo no Windows 11, com a build 26052. Esta foi a primeira build a contar com o comando de forma nativa. E embora tenha surgido primeiro para o Windows 11, alguns utilizadores comentaram que o mesmo poderia estar para chegar também no Windows Server – a variante do Windows focada para servidores, onde o comando poderia ter mais utilidades.

No entanto, parece que a empresa agora deixou de lado essa ideia. Apesar de a build mais recente do Windows Server 2025 contar com a opção para ativar o comando Sudo, a Microsoft indica que o mesmo não será integrado nas versões finais do sistema.

Ou seja, o Windows Server fica de fora de receber esta novidade. A opção que surgia nas definições do Windows Server terá sido deixada por lapso, e deverá ser removida em futuras atualizações – atualmente a mesma não apresenta qualquer funcionalidade.

De notar que o comando “sudo” encontra-se desativado por padrão. Os utilizadores que pretendam usar o mesmo necessitam de o ativar via as definições do Windows – possivelmente porque o comando destina-se a usos mais avançados, e pode ter impactos a nível da segurança do sistema. Apenas o deverá ativar caso realmente necessite.