Xiaomi e Leica vão trabalhar para melhorar fotografia em smartphones

Xiaomi e Leica vão trabalhar para melhorar fotografia em smartphones

A Xiaomi e a Leica já se encontram a trabalhar em conjunto faz alguns meses, mas agora as duas empresas decidiram ampliar ainda mais a sua parceria.

A Leica é uma das mais reconhecidas empresas fabricantes de lentes para dispositivos fotográficos, sediada na Alemanha, e com um longo histórico. A empresa manteve uma parceria inicialmente com a Huawei, tendo-se focado bastante em melhorar a qualidade fotográfica dos dispositivos da marca, mas eventualmente viria a mudar a sua parceria para com a Xiaomi.

A pensar no futuro desta parceria, as duas empresas confirmaram agora a criação da Xiaomi x Leica Optical Institute, um instituto focado no desenvolvimento de soluções fotográficas avançadas para dispositivos móveis.

A ideia será usar as tecnologias das duas empresas para ampliar ainda mais as capacidades fotográficas dos dispositivos, usando para tal um pouco de ajuda da IA.

O comunicado da Xiaomi aponta que o objetivo passa por criar um padrão de qualidade para a indústria, com a criação de avanços tecnológicos que irão marcar o futuro das câmaras fotográficas em dispositivos como smartphones. É possível que alguns desses avanços venham a ser conhecidos com a chegada do Xiaomi 14 Ultra, previsto de ocorrer durante a MWC 2024, que ocorrerá entre 25 e 29 de fevereiro.

Por entre as metas das duas empresas encontra-se a criação de novas lentes, focadas em melhorar a precisão na captura de conteúdos, usando o espaço reduzido que existe nos smartphones atuais. Ao mesmo tempo, encontra-se ainda a adotação de novas técnicas para melhorar a qualidade das fotos e vídeos usando processamento via IA.

A Xiaomi x Leica Optical Institute é constituída por mais de 200 funcionários, que trabalham para melhorar as tecnologias das empresas em várias áreas. Espera-se que mais novidades deste instituto venham a ser conhecidos durante os próximos meses.