Apple pode ter problemas em registar marca Vision Pro na China

Apple pode ter problemas em registar marca Vision Pro na China

A Apple pode vir a ter problemas com a marca do Apple Vision Pro na China, sendo que a Huawei possui também o registo desta marca na região.

Embora o Vision Pro da Apple não esteja atualmente disponível na China, quando este eventualmente chegar na região, pode vir a ter problemas derivado da marca. Isto porque, para este mercado, a Huawei também conta com um registo bastante similar.

Segundo revela o portal South China Morning Post, a Huawei registou o termo “Vision Pro” em 2021, sendo atualmente a detentora da mesma na região. Será igualmente improvável que a Huawei, uma das principais rivais da Apple, venha a abrir mão deste registo, podendo assim impedir que o dispositivo seja vendido na China.

O registo da marca engloba um conjunto alargado de tecnologias, onde se inclui o de dispositivos de realidade virtual e ecrãs de vídeo. Tecnicamente, a Huawei será a detentora da marca até finais de 2031, altura em que o registo expira, e a empresa pode optar por renovar o mesmo ou deixar cair o uso da marca.

A Apple já terá tentado registar o termo “Vision Pro” nas autoridades chinesas, mas o mesmo encontra-se atualmente “recusado”, embora pendente de verificação. Isto pode indicar que as autoridades terão rejeitado o registo exatamente porque o termo já se encontra obtido pela Huawei.

A empresa terá também tentado registar o termo “Apple Vision Pro”, registo que ainda se encontra pendente desde Junho de 2023.

É importante notar que a Huawei tem vindo também a investir consideravelmente em Realidade Virtual, e o registo da marca não terá sido diretamente uma tentativa de travar o produto da Apple – quem 2021 ainda era desconhecido. Este pode ter sido apenas um dos nomes iniciais usados pela empresa para o registo das suas tecnologias, que eventualmente não veio a tornar-se num produto real.