Brave lança assistente de IA para o Android

Brave lança assistente de IA para o Android

A Brave Software, empresa responsável pelo navegador Brave, tem vindo a adotar novas funcionalidades para o mesmo focadas em IA. E na mais recente versão do navegador para Android, o seu assistente de IA encontra-se agora disponível para todos.

Conhecido como Leo, o assistente que já se encontrava disponível para a versão desktop do navegador agora chega também para Android. Os utilizadores do Brave podem rapidamente iniciar o Leo, para realizarem ações nos sites que estejam a visitar.

O Leo pode usar IA para realizar várias tarefas, como resumir o site onde os utilizadores se encontrem, criar código de programação, criar resumos e outros, bem como também responder a várias questões.

Os utilizadores apenas necessitam de carregar numa pequena “estrela” que surge quando algumas funcionalidades estão disponíveis para uso com o assistente. Também é possível aceder ao mesmo a partir do menu do Brave, na opção “Leo”, onde este será aberto numa nova janela.

Atualmente o Leo encontra-se disponível em dois planos: um gratuito, mas limitado, e um pago. O plano gratuito permite realizar as tarefas regulares do assistente, usando um modelo LLM mais simples. Por sua vez, o plano pago, por 14.99 dólares mensais, permite acesso a tarefas mais avançadas, e a capacidade de usar modelos LLM igualmente mais avançados para as respostas.

Brave leo no android

Embora esta nova funcionalidade seja certamente um apoio para a produtividade, ao mesmo tempo também eleva alguns receios a nível de privacidade. O Brave é um navegador fortemente focado em privacidade, e como tal, alguns utilizadores consideram que o Leo pode ser usado para a recolha de dados dos mesmos – sobretudo em segundo plano – e do uso das questões apresentadas para treino do modelo de IA.

Neste respeito, a Brave Software afirma que o Leo foi desenhado para ser o mais privado possível. Os utilizadores não necessitam de uma conta para usar o assistente, pelo que minimiza o risco de se criar um perfil do utilizador. Ao mesmo tempo, os dados registados no Leo não são usados para o treino dos modelos de IA. A empresa afirma ainda que todas as respostas do Leo são permanentemente eliminadas após 30 dias no caso dos modelos Anthropic, enquanto que para os restantes são imediatamente removidas depois de processadas.