Donald Trump considera o TikTok uma ameaça à segurança nacional

Donald Trump considera o TikTok uma ameaça à segurança nacional

Numa altura em que o TikTok encontra-se a enfrentar fortes pressões do governo dos EUA, o candidato presidencial Donald Trump veio deixar novas declarações contra a rede social, e o efeito da mesma para os cidadãos norte-americanos.

Em entrevista à CNBC, Donald Trump afirma que o TikTok é uma ameaça à segurança nacional dos EUA, comparando o mesmo às ameaças de outras redes sociais, como o Facebook e Instagram, da Meta.

Estas declarações surgem numa altura em que as autoridades norte-americanas encontram-se a avaliar a possibilidade da Bytedance, empresa mãe do TikTok, tenha de vender a plataforma nos EUA no espaço de seis meses, ou enfrenta o possível bloqueio da plataforma por completo no continente.

Durante esta semana, a Câmara dos deputados dos EUA devem votar na nova legislação, que pode obrigar a empresa chinesa a vender o TikTok para continuar a atuar nos EUA. Se aprovada, isto daria pouco mais de seis meses para a empresa encontrar potenciais compradores, de forma a não ser bloqueada para os mais de 170 milhões de utilizadores que existem apenas neste continente.

Trump afirma que, caso o bloqueio do TikTok venha realmente a acontecer, quem iria beneficiar com tal medida seriam outras plataformas, como o Facebook, o qual o candidato considera que tem vindo a ser bastante desonesta enquanto plataforma social.

Esta não é a primeira vez que Trump deixa críticas à Meta e às suas plataformas, sobretudo depois da empresa ter decidido suspender as contas do ex-presidente dos EUA. Esta situação agravou-se depois das mensagens publicadas por Donald Trump no dia 6 de Janeiro de 2021, incitando à invasão do Capitólio. As contas viriam a ser restabelecidas em Fevereiro de 2023.

O TikTok, por sua vez, tem vindo a apresentar a mesma resposta, indicando que os dados dos utilizadores dos EUA, ou da plataforma em geral, não são partilhados com o governo da China, local onde a Bytedance se encontra sediada.

A plataforma sublinha ainda que a proposta agora a ser votada possui já uma decisão tomada, a de bloquear o TikTok por completo nos EUA e para os cidadãos norte-americanos. A empresa afirma ainda que, tal medida, vai ter impacto não apenas para criadores de conteúdos, mas também para as empresas que usam a plataforma para divulgar os seus serviços ou para publicidade.

De notar que Donald Trump não chegou a abrir numa conta no TikTok, tanto quando o mesmo era presidente dos EUA, como durante a sua nova campanha eleitoral.