Facebook Messenger vai receber encriptação ponta a ponta por padrão

Facebook Messenger vai receber encriptação ponta a ponta por padrão

A Meta encontra-se a adicionar suporte para encriptação ponta a ponta no Messenger, embora atualmente ainda seja necessário aos utilizadores que pretendam usar a funcionalidade iniciarem uma “conversa privada”.

Ao contrário do que acontece em plataformas como o WhatsApp, no Messenger a encriptação das mensagens não é feita por padrão. Embora o sistema esteja ativo na plataforma, este ainda necessita de ser manualmente escolhido pelos utilizadores nas conversas que pretendam.

No entanto, isso pode vir a mudar. De acordo com a Meta, a encriptação ponta a ponta deverá ser ativada por padrão, para todas as conversas do Messenger, durante os próximos meses. Isto irá permitir aos utilizadores da plataforma terem acesso a mais proteção e privacidade nos conteúdos enviados pelo serviço.

Esta medida da Meta faz ainda parte de um programa da empresa, de conjugar todas as suas plataformas de mensagens, e de integrar a encriptação das mesmas entre si. Desta forma, é possível que, no futuro, os utilizadores do Messenger possam também comunicar com utilizadores do WhatsApp e Instagram, sem terem de sair das respetivas apps.

messenger meta

A ideia para tal começou a surgir em 2019, mas apenas nos tempos recentes a empresa começou a desenvolver o mesmo nesse sentido. Espera-se que a integração da encriptação ponta a ponta no Messenger seja um primeiro passo para esse caminho.

Obviamente, a empresa foca-se também em como esta encriptação vai permitir aos utilizadores terem mais privacidade dentro da plataforma, e segurança no envio de mensagens. Ao mesmo tempo, esta ideia surge numa altura em que a privacidade online também se encontra no foco de muitos utilizadores – em alguns países, o WhatsApp registou um crescimento de uso exatamente pelas suas promessas de privacidade.