Facebook vai descontinuar secção de notícias nos EUA e Austrália

Facebook vai descontinuar secção de notícias nos EUA e Austrália

Depois de ter começado a dar um forte foco para conteúdos de notícias, a Meta parece agora estar a distanciar-se destes conteúdos, devido a uma maior regulamentação e a algumas complicações a nível de pagamentos.

A empresa confirmou que vai começar a descontinuar a aba de notícias na sua plataforma do Facebook nos EUA e Austrália. A funcionalidade não se encontrava disponível em todos os países onde o Facebook se encontra, sendo que ainda estaria em testes, mas parece que a Meta não possui planos de se alongar com os mesmos.

O ano passado a Meta já tinha realizado um procedimento similar na Alemanha, França e Reino Unido. A medida agora será também realizada nos EUA e Austrália, dois mercados chave onde esta plataforma ainda se encontrava.

Os recursos alocados para a divisão de notícias da Meta serão agora realocados noutros setores, para se focar no desenvolvimento de novas tecnologias da empresa. A empresa afirma que o uso desta plataforma nos dois países caiu quase 80% apenas no último ano, e que não fará sentido continuar o seu desenvolvimento.

Durante o ano passado, a Meta tinha revelado que os conteúdos de notícias ditam apenas 3% de todos os conteúdos que os utilizadores acedem dentro da plataforma da empresa. Ao mesmo tempo, os editores no Facebook também verificam uma queda de tráfego a partir do site, o que combina com as alterações feitas no algoritmo do Facebook e dos conteúdos apresentados.

A Meta afirma que esta medida não vai afetar os acordos que a empresa tenha com alguns editores locais, e os utilizadores do Facebook ainda poderão partilhar os conteúdos de notícias nas suas contas, caso o pretendam.