Microsoft alerta para onda de ataques de hackers Russos

Microsoft alerta para onda de ataques de hackers Russos

A Microsoft encontra-se a alertar que hackers associados ao governo Russo encontram-se a lançar campanhas de ataque contra os serviços da empresa, usando informação recolhida durante os últimos meses para acederem a sistemas de organizações.

De acordo com a mensagem no blog da empresa, a Microsoft encontra-se a verifica uma crescente e continuada onda de ataques contra entidades que usam os serviços da empresa, que estão a ser realizados por grupos de hackers com ligações ao governo da Rússia.

Os atacantes encontram-se a usar informação recolhida de ataques anteriores, com o objetivo de recolherem informação e obterem acesso a infraestruturas de várias empresas internacionais. Isto inclui também contas e serviços que estão associados com a própria Microsoft, e de onde foram afetados em ataques no passado.

Esta revelação surge depois da empresa ter confirmado, em Janeiro, que os mesmos hackers do governo Russo teriam acedido a sistemas internos da empresa, de onde recolheram também informações.

Com base nas informações agora reveladas, o mesmo grupo encontra-se agora a usar a informação anteriormente recolhida para realizar mais ataques e acessos indevidos a várias plataformas.

A Microsoft afirma que o grupo responsável por estes ataques é conhecido como APT29, ou “Cozy Bear”. O grupo tem vindo a intensificar os ataques contra as plataformas da empresa, nomeadamente a nível de ataques brute force, para obter acesso a ainda mais informação privilegiada.