Microsoft considera que Google possui vantagem competitiva no mercado da IA

Microsoft considera que Google possui vantagem competitiva no mercado da IA

A Microsoft encontra-se focada em melhorar as suas tecnologias de Inteligência Artificial, no entanto, a empresa veio recentemente confirmar que as suas tecnologias ainda se encontram aquém do que existe por parte da Google.

Durante uma audição junto da Comissão Europeia, a Microsoft afirma que a Google conta com um avanço e vantagem competitiva no mercado da IA, comparativamente às soluções que existem por parte da Microsoft.

Segundo as declarações da Microsoft, atualmente no mercado apenas existe uma empresa que se encontra com uma vantagem competitiva a nível de tecnologias de IA, e essa é a Google. A empresa possui avanços consideráveis não apenas a nível da tecnologia em si, mas também sobre o hardware para aproveitar ao máximo os seus modelos.

A parte do hardware foi um dos focos da Microsoft, que afirma que a Google possui uma vantagem competitiva no mercado ao usar o seu próprio hardware no processamento de dados de modelos LLM para IA. Isso conjugado com toda a informação que a empresa possui, tanto a nível de plataformas como a pesquisa, YouTube e outros serviços também permite um vasto conjunto de informação para treino dos modelos de IA.

Por fim, a Microsoft afirma ainda que os assistentes de voz, como o Google Assistente e a Siri da Apple, também dão um avanço considerável as duas empresas a nível de competição no mercado.

De relembrar que a Microsoft encontra-se em foco pelas autoridades, sobretudo devido ao seu investimento de quase 10 mil milhões de dólares na OpenAI, onde alguns consideram que o investimento pode preocupar as empresas sobre o impacto a nível do mercado e da competição no mesmo.