Missão LIFE pretende encontrar vida fora da Terra

Missão LIFE pretende encontrar vida fora da Terra

O espaço encontra-se cheio de mistérios, que mesmo com todos os avanços que foram feitos para conhecer o mesmo a partir da Terra, ainda existe muito segredo que se desconhece. E um deles é se existe vida fora do nosso planeta.

É com isso em mente que se encontra em desenvolvimento uma nova missão, apelidada de “LIFE” (Large Interferometer for Exoplanets). Esta missão encontra-se em desenvolvimento para identificar se existe vida em outros planetas rochosos no espaço profundo.

Esta missão pretende criar uma rede de satélites, que serão capazes de analisar a fundo o espaço, em mais detalhe do que é atualmente possível – nomeadamente com recursos a sistemas como os do telescópio James Webb.

A ideia será colocar vários telescópios em pontos específicos do sistema solar, de forma a conjugar a informação dos mesmos, e desta forma, criar um “super telescópio”, capaz de analisar secções do espaço que estariam anteriormente invisíveis para os cientistas.

Para testar este sistema, os cientistas usaram o mesmo com o único planeta onde temos certezas que existe vida: o planeta Terra. Os cientistas confirmaram que este sistema funciona como esperado, e é capaz de identificar a longas distâncias gases que são vulgarmente encontrados apenas em ecossistemas com vida.

A missão deve começar a ser explorada durante os próximos anos, e será um dos maiores passos para permitir encontrar vida nos planetas fora da Terra.