MyHeritage lança plataforma para analisar jornais antigos

MyHeritage lança plataforma para analisar jornais antigos

O MyHeritage, uma plataforma mais conhecida por permitir criar árvores genológicas com base em testes de ADN, encontra-se agora a disponibilizar um novo portal, que pode ajudar os utilizadores a encontrarem informação da sua família em tempos antigos.

A plataforma revelou o novo OldNews, uma plataforma onde vão encontrar-se jornais históricos, que foram lançados em vários países, entre as décadas de 1800 e 1900. Esta plataforma possui o custo de 99 dólares anuais, mas pode ser um ponto de partida importante para quem pretenda obter mais informação sobre a sua família, ou simplesmente para analisar alguns conteúdos históricos da era.

A plataforma conta com jornais e revistas lançadas na altura, a nível global, e foca-se sobretudo para historiadores e interessados na cultura. A base de dados de conteúdos foca-se sobretudo nos EUA, Canadá, Reino Unido, Áustria e Austrália, mas a empresa afirma que pretende expandir a mesma para mais regiões em breve.

Além disso, todos os conteúdos podem ser pesquisados diretamente, usando tecnologia OCR para identificar o conteúdo de texto nos jornais. É ainda possível imprimir partes dos jornais, e a plataforma afirma que se encontra a trabalhar num sistema para guardar os conteúdos, de forma a permitir o rápido acesso no futuro.

Embora a plataforma ainda esteja em expansão, esta encontra-se disponível para todos os utilizadores em geral, mesmo para quem não se encontre nas regiões focadas para a base de dados dos conteúdos.