Nvidia processada por violar direitos de autor com modelo de IA

Nvidia processada por violar direitos de autor com modelo de IA

A NVIDIA, uma das maiores fabricantes de chips de IA no mercado, encontra-se a ser processada por ter violado os direitos de autor em vários livros, que terão sido usados para treinar o modelo LLM NeMo.

A acusação parte dos autores Brian Keene, Abdi Nazemian e Stewart O’Nan, os quais afirmam que os conteúdos dos seus livros, que estão protegidos por direitos de autor, foram usados sem autorização para o treino dos modelos LLM da empresa. Os autores alegam que os seus livros fazem parte dos 196.640 usados para treino do modelo de IA da empresa.

Segundo a agência Reuters, o caso foi apresentado durante o final desta semana no tribunal de São Francisco, nos EUA, e surge depois da NVIDIA ter removido os livros anteriormente indicados do treino do modelo. Os autores alegam que a remoção dos conteúdos confirma que a NVIDIA admitiu ter violado os direitos dos mesmos ao os usar para treino do NeMo.

Os autores pretendem agora ser restituídos pela violação dos seus direitos de autor por parte da NVIDIA, durante os últimos três anos em que os conteúdos foram usados para o treino dos modelos de IA.

Até ao momento a NVIDIA não deixou comentários sobre o caso.