YouTube remove recomendações para quem não tenha login

YouTube remove recomendações para quem não tenha login

Os utilizadores do YouTube que não tenham registado as suas contas na plataforma, agora vão deixar de receber recomendações para conteúdos a assistir na plataforma.

No que parece ser uma mudança realizada na plataforma durante os últimos dias, os utilizadores do YouTube que não tenham uma sessão iniciada na mesma vão agora deixar de receber recomendações, nomeadamente de conteúdos populares no serviço para assistirem.

Ao se aceder à página inicial do site, a mesma apenas apresenta agora a mensagem para se usar a barra de pesquisa para encontrar os conteúdos que se pretende. Isto é diferente do que anteriormente era apresentado, onde ainda surgiam alguns conteúdos recomendados e populares dentro da plataforma – a maioria de vídeos populares na zona onde o utilizador se encontra ou dentro do próprio YouTube.

youtube pesquisa site inicial

De notar que isto apenas se aplica a utilizadores do YouTube que não possuem contas ativas na plataforma. Quem realize o login com a sua conta da Google ainda irá verificar as recomendações personalizadas aos conteúdos que tenha assistido e aos seus gostos.

A medida pode ter sido aplicada pela Google como forma de ir de encontro com as leis locais, sobretudo as mais apertadas a nível europeu no que respeita ao uso de dados para fins de personalização de conteúdos. No entanto, existe também quem considere que esta medida serve de mais um incentivo para forçar os utilizadores a ativarem as suas contas na plataforma, para receberem conteúdos relevantes para os seus gostos – ao mesmo tempo que fornecem essa informação diretamente para a Google.