O que é o IPTV?

O que é o IPTV?

Possivelmente já deve ter ouvido falar do termo “IPTV”, sobretudo se navega pela internet à procura de conteúdos multimédia para ver. Embora o termo seja bem conhecido, ainda existe quem tenha algumas dúvidas sobre o que realmente se trata.

IPTV significa “Internet Protocol Television” (Televisão por Protocolo de Internet, em português). Trata-se de uma tecnologia que permite transmitir sinais de televisão por meio de protocolos de internet, em vez dos métodos tradicionais, como antenas, cabo ou satélite.

Com IPTV, os conteúdos são transmitidos através de redes de banda larga, como a internet, ao invés de sinais de televisão convencionais. Isso permite uma ampla gama de possibilidades, como assistir TV em dispositivos diferentes, como computadores, smartphones, tablets e smart TVs.

Para aceder aos conteúdos em IPTV é necessário ter um leitor multimédia que seja compatível com este formato de conteúdos, bem como listas de onde será possível recolher os conteúdos finais a ver.

Um dos programas mais reconhecidos para tal é o Kodi, sobretudo por ser inteiramente gratuito, encontrar-se disponível para diferentes sistemas e por ter uma lista enorme de extensões para melhorar ainda mais as suas funcionalidades.

IPTV é pirataria?

Muitos utilizadores consideram que IPTV é automaticamente associado a pirataria, onde se obtem acesso a conteúdos de canais normalmente pagos, de forma gratuita. Mas isso não é verdade.

IPTV em si não é pirataria. IPTV é simplesmente uma tecnologia que permite transmitir sinais de televisão através de protocolos de internet. No entanto, o que pode ser considerado pirataria é o uso ilegal de IPTV para aceder a conteúdos protegidos por direitos de autor sem a devida autorização.

software kodi

Existem muitos serviços ilegais de IPTV que oferecem acesso a uma ampla gama de canais de TV e conteúdos premium. Esses serviços ilegais geralmente cobram uma taxa de assinatura muito baixa em comparação com os serviços legítimos, o que pode atrair consumidores em busca de uma alternativa mais barata.

No entanto, estes géneros de listas ilegais tendem a ser instáveis, oferecer qualidade inferior dos conteúdos face aos originais, ou podem mesmo colocar os utilizadores em risco a nível de segurança ou burlas.

Ou seja, em resumo, IPTV por si só não é ilegal. Mas as listas usadas pelos utilizadores podem-no ser, caso sejam para aceder a conteúdos onde normalmente seria necessário pagar uma subscrição. Apesar disso, também existem listas legais com conteúdos que são livremente distribuídos pela internet – incluindo por canais legítimos que fornecem estas listas diretamente.