OpenAI responde às acusações de Elon Musk

OpenAI responde às acusações de Elon Musk

Recentemente Elon Musk deixou um novo caso nos tribunais, desta vez com a OpenAI. No entanto, a startup mais reconhecida pelas suas tecnologias de Inteligência Artificial, já veio deixar uma resposta a este caso.

De acordo com a OpenAI, Musk não teve um envolvimento ativo no desenvolvimento das tecnologias da empresa e no seu sucesso, desmentido as acusações do mesmo face à empresa.

Numa mensagem partilhada no blog da entidade, vários dos executivos da OpenAI, de onde se encontra Sam Altman, afirmam que desde a criação da entidade em 2015, Musk terá investido menos de 45 milhões de dólares na mesma, embora Musk alegue que o valor supera mais de mil milhões de dólares.

A entidade afirma ainda ter obtido mais de 90 milhões de dólares em fundos a partir de outras fontes e doações para ajudar no desenvolvimento das tecnologias da entidade.

Esta resposta surge depois de Elon Musk ter alegado que ocorreu uma violação de contrato com o mesmo, onde a OpenAI passou de ser uma entidade sem fins lucrativos para procurar investimentos e lucros. Musk afirma que a ideia original da OpenAI seria criar tecnologias de IA para beneficiar a humanidade, e que o foco da empresa alterou-se sobretudo depois do investimento da Microsoft.

Musk afirma que o contrato inicial de investimento indicava que a OpenAI iria colocar a sua tecnologia aberta para todos, e livremente acessível, algo que não veio a verificar-se. Invés disso, a empresa começou a focar-se nos investimentos para criar receitas para a Microsoft, depois do investimento milionário da mesma.

De relembrar que a OpenAI é uma das empresas de maior renome na área da IA, tendo criado o ChatGPT como uma das ferramentas mais avançadas de IA no mercado, e rapidamente começou a criar a tendência para este setor.

A OpenAI alega que, rapidamente, a entidade veio a verificar que os custos de manter uma infraestrutura dedicada para IA teria custos bastante avultados, obrigando a entidade a passar de sem fins lucrativos para uma entidade com foco nos lucros. Foi nesta altura que começaram também os problemas e desentendimentos com Musk, que na altura ainda se encontrava na direção da empresa como um dos investidores iniciais da mesma.

Ao mesmo tempo, a OpenAI alega ainda que as suas tecnologias encontram-se livremente acessíveis e tem vindo a ser usadas para os mais variados fins, incluindo em locais como a Quénia e Índia, onde são usadas para ajudar no desenvolvimento de novas ideias.

Ao mesmo tempo, a Microsoft também terá respondido às acusações de Musk, indicando que, na altura em que o mesmo se encontrava na empresa, este teria total conhecimento do que iria ser o futuro da OpenAI, e que o “Open” no nome da entidade não diz respeito a abrir a tecnologia para todos, mas a permitir que qualquer um a possa usar – sem ter de divulgar exatamente a “ciência” feita para tal – algo a que Musk terá, na altura, concordado.