Spotify já está a atacar a Apple com nova atualização na App Store

Spotify já está a atacar a Apple com nova atualização na App Store

O Spotify encontra-se a lançar uma nova atualização da sua aplicação para iOS, que agora, vai permitir aos utilizadores terem acesso direto ao preço da subscrição, bem como um link para poderem realizar a compra da mesma no site da entidade.

Esta atualização foca-se para utilizadores na zona europeia, e vai de encontro com as alterações feitas devido às leis da comissão europeia. As novas leis permitem que os programadores e as suas apps apresentem os preços e links para plataformas externas, de forma a permitir aos consumidores comprarem os itens ou subscrições sem terem de usar as contas de pagamento da Apple.

A medida surge também depois da Apple ter sido multada, em quase 1.84 mil milhões de euros, pela Comissão Europeia, devido às suas práticas. Em causa encontrava-se uma queixa apresentada pelo Spotify, em como a Apple estaria a prejudicar os rivais no mercado de streaming de música, limitando as capacidades das mesmas e dos consumidores – entre as quais encontrava-se a forma de pagamento.

A Apple deve parar com estas práticas, e começar a permitir que as plataformas de streaming tenham formas de apresentar os seus planos livremente, algo que o Spotify se encontra agora a tirar total proveito.

Apple Spotify App Store

A nova versão da aplicação do Spotify ainda se encontra a aguardar aprovação da Apple na App Store, algo que está previsto de acontecer para os próximos dias. Feito isto, os utilizadores devem começar a poder subscrever aos planos da plataforma diretamente da aplicação nos seus dispositivos.

De notar que a app ainda se encontra em aprovação, portanto pode demorar alguns dias a chegar à App Store – caso a Apple não a bloqueie. Ao mesmo tempo, o Spotify deixou uma mensagem no seu blog sobre a decisão da Comissão Europeia, indicando que a mesma é uma mensagem poderosa contra plataformas que tentam criar um monopólio no mercado, como o caso da Apple.

Por sua vez, a Apple já fez saber que irá apelar da decisão da Comissão Europeia durante as próximas semanas, portanto o caso ainda pode sofrer mudanças em breve.