Sites do governo de França alvo de ataque informático

Sites do governo de França alvo de ataque informático

Vários serviços do governo de França encontram-se a ser alvo de ataques informáticos, que terão começado a ocorrer durante o dia de hoje e estão a afetar o acesso a algumas plataformas públicas.

De acordo com a CNN, fontes do governo de França indicam que estes ataques começaram durante o dia de hoje, e de momento ainda se desconhece a origem. No entanto, as autoridades afirmam que não existem, para já, indicações que tenham origem na Rússia.

Os ataques terão começado durante a noite de Domingo, mas intensificaram-se durante a manhã de segunda feira. As autoridades afirmam que o ataque é considerado “sem precedentes”, afetando várias infraestruturas.

Embora as autoridades francesas ainda não tenham identificado a origem dos ataques, o grupo de hackers Anonymous Sudan já terá reivindicado os mesmos, através de uma mensagem partilhada no Telegram. O grupo afirma que os ataques tiveram como alvo os ministérios da Cultura, da Saúde, da Economia e da Transição Ecológica, além dos da Aviação Civil, a direção interministerial de economia digital, o Instituto Geográfico Nacional e o gabinete do primeiro-ministro.

Este grupo de hackers é também conhecido por ter apoios associados à Rússia, nomeadamente com o governo de Moscovo.

De momento, os sites afetados pelo ataque já aparentam encontrar-se restaurados na normalidade, embora ainda existam algumas plataformas onde se verifica falhas esporádicas de acesso.