Threads abre portas ao fediverso

Threads abre portas ao fediverso

O Threads encontra-se oficialmente aberto para o Fediverso. Depois de um período de testes, Mark Zuckerberg veio agora confirmar que a sua plataforma rival da X encontra-se finalmente aberta para o Fediverso, permitindo a partilha de conteúdos com plataformas baseadas no ActivityPub, como o Mastodon.

De relembrar que o Fediverso é um conjunto de servidores, independentes e descentralizados, que podem ser suportados por qualquer pessoa, e comunicam entre si via o protocolo ActivityPub. Desta forma, cada servidor pode ter as suas regras e conteúdos para partilha, mas poderá também comunicar com outros servidores dentro do protocolo ActivityPub – bem como os utilizadores dos mesmos.

fediverso do threads

A Meta já tinha prometido o ano passado que o Threads, que é baseado no ActivityPub, iria abrir a integração com o Fediverso eventualmente, mas sem datas concretas. Agora isso começa oficialmente a acontecer.

De momento, a funcionalidade encontra-se disponível apenas para os utilizadores nos EUA, Canadá e Japão, sendo que será uma escolha de cada um optar por registar na mesma ou não. Quem ative a integração com o Fediverso passa a ter a sua conta partilhada entre diferentes servidores da rede do ActivityPub, e pode comunicar – e ser visto – por outras plataformas, como o Mastodon.