WordPad vai ser removido do Windows 11 24H2

WordPad vai ser removido do Windows 11 24H2

A Microsoft tem vindo a ditar o fim de várias funcionalidades do Windows, antigas, nos últimos tempos. O WordPad é uma delas, que brevemente vai deixar de se encontrar acessível no sistema.

A empresa já tinha confirmado, no final de 2023, que o WordPad viria a deixar de ser suportado no Windows, e eventualmente, o mesmo seria removido. No entanto, a empresa não deixou detalhes de quando isso iria acontecer.

No entanto, a plataforma atualizou recentemente um documento de suporte, onde passa a indicar que o WordPad vai deixar de ser fornecido com as futuras versões do Windows 11 24H2 e do Windows Server 2025.

Com estas duas versões disponíveis para os utilizadores, novos sistemas onde as mesmas sejam instaladas deixam de contar com o WordPad por padrão. Para quem realize o upgrade, e tenha o WordPad instalado, este ainda será mantido.

Isto dita o fim de um dos mais antigos editores de texto disponíveis no Windows, e que embora não tenha as mesmas capacidades que o Word, era uma alternativa viável e rápida para pequenas edições de texto.

A ter em conta que, mesmo depois da Microsoft remover o WordPad do sistema, os utilizadores ainda poderão aceder ao mesmo. No entanto, é importante sublinhar que este não se encontra a ser ativamente suportado, portanto não vai receber novas funcionalidades nem correções.

Em alternativa, a Microsoft recomenda que os utilizadores usem o Bloco de Notas ou o Microsoft Word para tarefas mais alargadas.