YouTube vai usar IA para destacar partes importantes dos vídeos

YouTube vai usar IA para destacar partes importantes dos vídeos

O YouTube encontra-se sempre a procurar formas de garantir que os utilizadores passam mais tempo na sua plataforma, e das mais recentes novidades pode encontrar-se o uso de IA para essa tarefa.

De acordo com o portal Android Authority, a Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade no YouTube – focada para utilizadores com contas Premium – onde IA pode ser usada para colocar os utilizadores nas melhores partes do vídeo.

Desta forma, os utilizadores podem rapidamente aceder aos conteúdos mais interessantes do vídeo, saltando outros que podem ser considerados desnecessários – como publicidade.

Quando os utilizadores avançam num vídeo, e onde a IA o tenha analisado pelos melhores conteúdos, irá surgir uma nova opção na interface que permite colocar a reprodução na melhor parte – a mais interessante.

De momento, a novidade parece encontrar-se em testes apenas nos EUA e por um pequeno grupo de utilizadores, mas pode eventualmente surgir em mais países. Ao mesmo tempo, esta parece ativa apenas para alguns vídeos na plataforma, possivelmente os que foram analisados pela IA da empresa.

Esta nova função pretende ser uma forma de manter os utilizadores na plataforma, focando nos conteúdos que sejam mais interessantes para os mesmos. No entanto, ainda se desconhece se a plataforma realmente vai integrar a função como algo nativo, e se esta passará para os utilizadores de contas gratuitas, ou irá ser apenas para utilizadores Premium.