Links são cada vez menos relevantes para ranking de um site na Google
A Google altera constantemente os seus algoritmos, de forma a otimizar os resultados de pesquisa e os conteúdos que são considerados relevantes para os utilizadores. Antigamente, a popularidade de uma página poderia ser medida com base no número de links que estariam a apontar para a mesma.
No entanto, esta tendência é algo cada vez menos relevante para o que a Google considera uma “página importante”, e existem outros pontos a ter em conta para avaliar essa questão.
Durante o evento SERP Conf, Gary Illyes da Google confirmou essa ideia, tendo deixado em comentário durante uma entrevista que a pesquisa da Google necessita de muitos poucos links direcionados para uma página em particular de forma a aplicar o rank da mesma.
O mesmo sublinha ainda que, ao longo dos anos, a Google tem vindo a dar menos importância aos links, e mais ao conteúdo da página em si. Em tempos, os links que uma página possuía eram uma forma de avaliar a importância da mesma e o seu rank dentro das pesquisas da Google, mas essa tendência tem sido alterada durante os últimos anos.
Já Matt Cutts, antigo Googler, dizia faz mais de oito anos que os links são um ponto de pouca relevância para a forma como a Google classifica as páginas nas pesquisas. Isso verifica-se ainda mais nos dias de hoje.
Isto não quer dizer que o número de links que uma página possui de forma externa não tem impacto para o ranking da mesma, mas o valor deste ponto a nível de SEO é consideravelmente inferior do que era registado faz apenas alguns anos.