Fmovies foi encerrado pelas autoridades

Fmovies foi encerrado pelas autoridades

Recentemente, um dos portais de pirataria mais conhecidos para filmes e séries, o Fmovies, encerrou subitamente as suas atividades. Na altura, desconhecia-se o motivo para a plataforma ter ficado inacessível.

No entanto, agora foram revelados mais detalhes sobre o possível motivo para tal, e envolve uma investigação e ações das autoridades. Ao que parece, o grupo de antipirataria ACE e as autoridades do Vietnam estiveram na origem principal para o site ter sido desativado.

Os problemas do Fmovies começaram a surgir em Junho deste ano, quando a plataforma deixou de ter novos conteúdos enviados para a mesma. Durante vários dias, o site não teve novos conteúdos publicados, e não foi deixada qualquer explicação oficial para tal – tendo em contra que o site era praticamente atualizado todos os dias, isto deixou alguns receios no ar.

Os receios viriam a confirmar-se algumas semanas mais tarde, quando o site simplesmente deixou de carregar, apresentando uma mensagem de erro do Cloudflare, e indicando que o servidor associado ao mesmo não estaria disponível. Isto normalmente ocorre quando a plataforma é encerrada pelas autoridades ou algo de grave ocorreu.

Embora, na altura, o encerramento do site não tivesse sido confirmado, agora sabe-se que a medida terá partido das ações da ACE e das autoridades do Vietnam, que levaram ao encerramento dos servidores onde o site se encontrava. Esta medida levou ainda outros sites associados a também encerrarem as suas atividades, como é o caso do AniWave, Bflixz, Flixtorz, entre outros.

Segundo as autoridades, o site era um dos mais usados para a pirataria de conteúdos na internet, tendo recebido mais de 6.7 mil milhões de visitas entre Janeiro de 2023 e Junho de 2024. Ao mesmo tempo, as autoridades indicaram que os administradores do Fmovies também seriam responsáveis pela plataforma de vídeos Vidsrc, que deixou subitamente de funcionar na semana passada.

As autoridades afirmam que vão trabalhar em conjunto para investigar o caso, e levar à justiça os administradores da plataforma. Embora os detalhes dos mesmos ainda sejam desconhecidos, é possível que mais detalhes venham a ser conhecidos durante as próximas semanas, e conforme a investigação vá avançando.