Google vai remover links de notícias no Canadá devido a nova lei
Durante a semana passada, a Meta tinha confirmado que iria começar a remover links de conteúdos de notícias do Facebook e Instagram, originários do Canadá. Esta medida terá sido aplicada como parte de uma nova lei que passou no pais, conhecida como C-18.
Agora, chega a vez da Google também aplicar medidas, sendo que o Google Noticias vai começar a deixar de incluir links para sites do Canadá dos seus resultados, face à nova legislação.
A lei é conhecida como “Online News Act”, e basicamente, obriga grandes empresas como a Google e Meta a realizarem acordos com os meios de notícias locais, de forma a poderem usar os seus links nas suas plataformas.
Esta medida iria elevar consideravelmente os custos das grandes empresas, para manterem acordos com as entidades de notícias, apenas para terem os seus links publicados em serviços como o Google Notícias.
Apesar das entidades terem estado a tentar criar acordos com o governo local, para ajustar a lei num ponto favorável entre as duas partes, o governo no Canadá não parece ter fornecido garantias suficientes que isso poderia ser aplicado, e como tal, as empresas ficam obrigadas a aplicar medidas para limitar possíveis problemas.
De acordo com a Google, quando a lei começar a entrar em vigor no Canadá, os links para sites de notícias no Canadá deixarão de se encontrar disponíveis nos vários produtos da empresa, entre os quais a pesquisa, News e outros. Os utilizadores podem, no entanto, continuar a aceder normalmente aos conteúdos através dos meios tradicionais, nomeadamente acedendo diretamente aos sites dos editores de conteúdos e através dos vários meios onde estes partilhem as suas notícias de forma local.