Google Chrome agora realiza upgrade para HTTPS a todos os utilizadores
A Google encontra-se a aplicar medidas para garantir mais segurança para todos os utilizadores, sendo que agora, o navegador mais usado na internet vai começar a realizar o upgrade automático para HTTPS em todas as ligações e em todos os utilizadores.
O teste a esta funcionalidade tinha vindo a ser feitos de forma gradual, onde os pedidos a sites HTTP passariam automaticamente a ser redirecionados para HTTPS pelo navegador. Desta forma, mesmo que os utilizadores carregassem num link HTTP pela internet, o navegador iria aplicar o “upgrade” para HTTPS automaticamente. A funcionalidade começou a ficar disponível desde Julho, mas foi sendo de forma gradual.
Agora a Google confirma que 100% dos utilizadores do Chrome devem ter a funcionalidade ativa – supondo que se encontram na versão mais recente do Chrome.
Até agora, quando os utilizadores acediam a um site em formato HTTP, através de um link, o navegador carregava apenas essa ligação nesse formato inseguro. Agora o navegador tenta automaticamente o HTTPS, e caso falhe, a ligação volta para o HTTP regular – os utilizadores ainda podem aceder a sites que contem com apenas ligações HTTP, mas o upgrade é agora feito de forma automática.
Esta funcionalidade deve garantir mais segurança para os utilizadores, garantindo que apenas acedem a versões seguras dos sites – quando disponíveis. De notar que a maioria dos sites na internet atualmente contam com ligações HTTPS, portanto serão bastante raros os casos onde apenas ligações HTTP são suportadas.