One UI 6.0 pode causar problemas de burn in nos ecrãs AMOLED
A Samsung tem vindo a começar a distribuir a One UI 6.0 para mais dispositivos, sobretudo pela Europa, em diferentes linhas. No entanto, para quem vá realizar o upgrade, talvez seja melhor ter em atenção um detalhe potencialmente importante – sobretudo se o dispositivo tiver um ecrã AMOLED ou similar.
De acordo com alguns relatos, a One UI 6.0 encontra-se a ser disponibilizada sem o sistema de proteção contra “burn in” no ecrã. Para quem não sabe, os ecrãs AMOLED possuem várias vantagens, mas também as suas desvantagens. Uma delas encontra-se no efeito de “burn in”, que ocorre quando um determinado item permanece durante muito tempo fixo no ecrã e na mesma zona.
Isso pode levar a que os pixéis dessa zona fiquem “queimados”, apresentando o conteúdo de forma permanente no ecrã. A One UI 5.0, por exemplo, contava com uma funcionalidade conhecida como pixel shift, que basicamente, movia alguns itens fixos do ecrã apenas por alguns píxeis – os utilizadores não verificavam o efeito, mas era o suficiente para evitar o burn in do ecrã.
Isto aplicava-se a itens como a barra de notificações e outros. No entanto, parece que a empresa desativou essa funcionalidade com a One UI 6.0. Alguns utilizadores indicam que a funcionalidade não se encontra a funcionar, e que pode causar danos permanentes no ecrã dos dispositivos.
É possível que o problema venha a ser resolvido em futuras atualizações da One UI, mas para já, os utilizadores que tenham dispositivos com ecrãs AMOLED devem ter particular cuidado em manter conteúdos ativos no mesmo por longos períodos de tempo – embora existam zonas que nada pode ser feito para evitar isso, como a barra dos botões inferiores ou a barra de notificações e os itens da mesma.