Mozilla considera que Google, Microsoft e Apple limitam escolhas dos utilizadores em navegadores
A Mozilla é a criadora de um dos navegadores mais reconhecidos no mercado, o Firefox. No entanto, a popularidade deste navegador tem vindo a cair consideravelmente, em parte porque existem alternativas que os utilizadores consideram ser melhores – como o Chrome.
No entanto, a empresa alega agora que as entidades por detrás dos maiores navegadores do mercado estão a usar a sua posição para prejudicar o mercado em geral. Em causa encontra-se o facto que a Google, Microsoft e a Apple encontram-se a puxar cada uma para os seus próprios navegadores, aproveitando-se do mercado para tal.
Segundo o estudo da empresa, os três navegadores mais populares na atualidade são o Chrome, Edge e Safari, sendo que a Mozilla alega que tal popularidade se deve apenas ao facto que as empresas por detrás do mesmo estão a forçar os utilizadores para tal.
A Mozilla alega que as empresas tornam complicada a escolha de outros navegadores por parte dos utilizadores, adotando as soluções que as mesmas olham para serem as mais apropriadas para si. Como exemplo, o Chrome é bastante popular porque a Google tem vindo a incentivar o seu uso sobre os diversos serviços que possui, bem como sobre a sua integração do Android.
Já o Edge ganha a popularidade devido à Microsoft e ao Windows, onde o navegador é bastante incentivado para uso. Por fim, o Safari junta-se do lado da Apple e das suas limitações sobre os seus sistemas para outros navegadores.
Em parte, a Mozilla alega que este controlo das empresas por detrás de cada navegador prejudica possibilidades de escolha para os consumidores, ao mesmo tempo que também causa problemas a nível da privacidade e gera uma vantagem injusta para o mercado e para os rivais – obviamente, aqui a Mozilla encontra-se englobada visto ser uma das afetadas.
Estes géneros de acusações, no entanto, não são novas. No passado, várias empresas já acusaram as gigantes como a Google e Microsoft de usarem a sua posição no mercado para obterem vantagem na divulgação dos seus produtos e serviços – onde se inclui os seus navegadores.